Páginas

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Parkour, Metodo Natural e Freerunning

Essas definições são dedicadas a pessoas que querem saber um pouco mais, que se agarram de mais a elas, ou que apenas querem entender um pouco disso tudo.


>> Parkour
Arte ou disciplina criado por David Belle no final da decada de Oitenta inspirado no Metodo Natural. O praticante da arte ou disciplina é chamado de Tracer, (Alguem que traça um percurso), ou Traceuse para o feminino, o mesmo deve ultrapassar obstaculos que o ambiente proporciona, sejam: corrimões, escadas, paredes, grandes distancias arvores e etc. Imaginando pontos A e B para seu percurso de forma que o faça dos varios modos, de A para B ou de B para A. 
Sua filosofia fala em amar o que faz, ajudar a outras pessoas em situações inuzitadas ou de risco, encorajando-as, sendo um exemplo, ou estar preparado para tais situações. Por isso a frase: "Ser forte para ser útil" de Georges Hébert.
Que nada verdade tem muito mais cunho pscicológicamente falando do que fisicamente.


>> Metodo Natural
Não se sabe ao certo quando o Metodo Natural foi criado mas sabe-se que seu idealizador ou criador foi
Georges Hébert desportista e educador fisico francês. O Metodo Natural tem como objetivos manter a interegriade fisica, regulada em niveis extremos, nesse caso é trabalhado sua resistencia organica, musculatura, velocidade e habilidades como: nadar, escalar, saltar, arremessar objetos ou defender-se.

  • "No senso puramente "físico", o Método Natural promove as qualidades de resistência orgânica, muscularidade e velocidade, em função de poder andar, correr, pular, movimento quadrúpede, escalar, andar em equilíbrio, arremessar, levantar, defender-se, e nadar."
  • "No senso "viril" ou energético, o sistema consiste em ter energia suficiente, força de vontade, coragem, frieza, e fermeté ("firmeza")."
  • "No senso "moral", a educação, pela elevação das emoções, conduz ou mantem a fibra moral de uma forma útil e benéfica."


"Método Natural, no seu sentido mais abrangente, precisa ser considerado como o resultado dessas três forças em particular; é uma síntese do físico, viril e moral. Reside não só nos músculos e na respiração, mas acima de tudo na "energia" que é usada, na determinação que direciona e no sentimento que guia."


>> Freerunning
E uma atividade física, onde os praticantes (Runners) usam o ambiente disponível para execução de movimentos baseados em liberdade e estética. Muitos praticantes consideram como um esporte. Segundo alguns destes, diferente do Parkour, o Free Running é mais próximo de uma atividade artística, mas também requer um grande desempenho e mentalidade.
Sua criação é geralmente atribuída a Sebastian Foucan ou ao grupo Urban Free Flow, e geralmente é tido como uma arte não utilitária (conceito questionável), por fazer uso de técnicas difíceis de acrobacias, que requerem o preparo físico máximo e controle corporal, como saltos mortais e acrobacias, geralmente de Ginástica Olímpica ou de Acrobacias de Solo Circenses.

Na minha opinião acho errado pessoas dizerem que seu modo de praticar esta errado ou que isso e aquilo, você sente a vontade da movimentação então pra que se prender? Quer saber definir, defina o que sente quando pratica isso... Sempre me mantive a par dessas artes na teoria para que pudesse transmiti-las, mas na real o que importa é o sentimento que se sente praticando seja la qual for o nome ou arte e se esta praticando devidamente.

Vocês concordam? Tem algo a acrescentar, deixe comentario.

Abração!

Nenhum comentário:

Postar um comentário